quem somos

O Clandestino é um grupo sem vínculos institucionais formais, construído de forma independente por pesquisadoras e pesquisadores do campo jurídico.

Atualmente é composto por:

Ana Luisa Barreto

Doutoranda em Direito Penal na UERJ, mestra em Direito pela UFRJ e graduada em Direito pela UFBA. Participa do LabCap (Laboratório de Críticas e Alternativas à Prisão) e é associada a AATR/BA (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais) e ao IBADPP (Instituto Baiano de Direito Processual Penal).  É pesquisadora no campo das ciências criminais, com enfoque em política criminal de drogas, prisões e judiciário.

Bruna Portella

Professora e doutoranda na PUC-Rio, mestra em Direito pela UnB e graduada em Direito pela UFBA. Pesquisadora da área de Sistema de Justiça e Direitos do ISER (Instituto de Estudos da Religião). Participa do LabCap (Laboratório de Críticas e Alternativas à Prisão), do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente)/PUC-Rio e é associada a AATR/BA (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais).  Se interessa por pesquisa em direito e relações raciais, história do direito e criminologia crítica.

Daniel Fonseca Fernandes

Professor de Direito Penal e Processo Penal na UNIJORGE. Mestre em Direito pela UFBA, especialista em Ciências Criminais pela PUC/MG. Membro do NESP/UFBA - Núcleo de Estudos em Sanção Penal e do IBADPP - Instituto Baiano de Processo Penal. Advogado.

Juliana de Athayde

Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Pesquisa a relação entre políticas de segurança pública e a construção capitalista do espaço urbano. É advogada e atua em defesa do direito à cidade a partir de uma construção popular.

Lucas Vianna Matos

Doutorando em Direito na UFRJ. Integra o Laboratório de Críticas e Alternativas à Prisão – Labcap. É associado da Associação de Advogados/as dos/as Trabalhadores/as Rurais da Bahia e do Instituto Baiano de Direito Processual Penal. Atua como assessor da Associação de Moradores Amigos de Gegê da Comunidade da Gamboa de Baixo, em Salvador. Tem pesquisado as interfaces entre o poder punitivo e a produção do espaço urbano e as interações entre o sistema de justiça criminal e as dinâmicas prisionais. 

Marcelo Coelho

Doutorando pelo IPPUR/UFRJ. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialista em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/UFRJ e graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Hoje se debruça sobre história do direito, direito administrativo e urbanístico, literatura e cidade. É padeiro e advogado.

Vinícius Romão

Doutorando e mestre em Direito Penal na UERJ, especialista em Ciências Criminais pela PUC MInas e graduado em Direito pela UFBA. É professor convidado da pós-graduação lato sensu em Ciências Criminais da UCSAL e integra o Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP). Tem interesse nas áreas de criminologia crítica, direito penal e processual penal e direito e relações raciais e hoje se debruça em pesquisas sobre atuação de profissionais jurídicos e resistência de pessoas criminalizadas em audiências criminais; efeitos concretos de mecanismos jurídico-punitivos do controle urbano; audiências de custódia, seus limites e possibilidades de promoção dos direitos humanos; e política criminal de drogas. Publicou o livro "Entre a vida na rua e os encontros com a prisão: controle urbano e audiências de custória" (Editora Letramento, 2020).