Buscar

Observatório das eleições para Presidente da República 2018


Durante o período eleitoral de 2018, realizamos a pesquisa "Observatório das eleições para Presidente da República 2018: uma leitura sobre perspectivas de política criminal".

Entre os diversos espectros políticos em cena, pretende-se identificar e analisar perspectivas discursivas em torno dos temas: violência urbana e segurança pública; criminalização e as opressões sociais; política criminal de combate à corrupção e interação entre poderes públicos e privados; política judiciária e sistema prisional no Brasil.

O caminho de pesquisa consistiu no acompanhamento dos discursos de 09 candidatas(os) cujos partidos possuem maior representação no Congresso Nacional – Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro, Lula/Fernando Haddad, Marina Silva – a partir de um corpus empírico diverso, que inclui material televisivo (programa eleitoral e debates) e plataformas eletrônicas (páginas oficiais em redes sociais e documentos oficiais de campanha, como o programa eleitoral do partido respectivo). A partir desse percurso, a sistematização qualitativa dos resultados poderá apresentar um panorama geral sobre perspectivas de política criminal que estão em disputa no Brasil, em um momento no qual temas como violência urbana, incremento de punitividade, superencarceramento e militarização do espaço urbano assumem centralidade no debate sobre os rumos da democracia brasileira.

Parte dos resultados foi compartilhado em apresentação de trabalho no II Seminário "Direitas no Brasil - Bolsonaro no Poder" e no "XI Congresso Internacional da ABraSD - Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito". Uma coletânea de artigos produzida pelo grupo será publicada em 2020/2021.