projetos concluídos

Seminário Clandestino/NESP: "05 anos de Audiência de Custódia no Brasil"

O seminário buscou apresentar pesquisas de diversos espectros a fim de colaborar com um diagnóstico sobre os impactos, limites e possibilidades das audiências de custódia no Brasil. A gravação das mesas está disponível no YouTube.

Leia mais

Encontro Clandestino: "Escritas, Disputas e Territórios"

Na falta dos encontros presenciais, realizamos esta live-conversa-encontro que chamamos de "Encontro Clandestino". Nela, Bruna Portella conversa com Vinícius Romão, também membro do Clandestino, Raquel Cerqueira e Laís Avelar sobre disputas e territórios na cidade, a partir do processo de escrita dos livros das autoras e do autor que estão sendo publicados este ano.

Leia mais

Observatório das eleições para Presidente da República 2018: uma leitura sobre perspectivas de política criminal

Durante o período eleitoral deste ano, o Grupo Clandestino de Estudos em Controle, Cidade e Prisões realiza a pesquisa Observatório das eleições para Presidente da República 2018: uma leitura sobre perspectivas de política criminal.

  Entre os diversos espectros políticos em cena, pretende-se identificar e analisar perspectivas discursivas em torno dos temas: violência urbana e segurança pública; criminalização e as opressões sociais; política criminal de combate à corrupção e interação entre poderes públicos e privados; política judiciária e sistema prisional no Brasil.

Leia mais

Minicurso Clandestino/CARB: "Criminologia crítica e questão criminal: perspectivas sobre conflito e controle social no Brasil"

No início de 2018, realizamos um minicurso em parceria com o Centro Acadêmico Rui Barbosa – Gestão Mutirão, que procurou debater, ao longo de sua gestão, propostas de um ensino jurídico crítico, tendo em vista, neste processo, a reformulação de ementas e programas de disciplinas da Faculdade de Direito da UFBA.

O minicurso se desenvolveu a partir de dois objetivos complementares. Em um primeiro momento, buscou proporcionar uma aproximação inicial com o campo teórico-metodológico da criminologia crítica. Com esse ponto de partida, avançamos em discussões teórico-políticas relevantes para a compreensão da questão criminal no Brasil, identificando as possibilidades e os limites da criminologia crítica no enfrentamento dessas questões.

Leia mais

Mesa temática no Congresso da UFBA: "Ensino jurídico e a questão criminal na Faculdade de Direito da UFBA: a criminologia em debate"

A mesa foi proposta no Congresso da UFBA - 70 anos, realizado em 2016, a partir de uma reflexão coletiva iniciada ainda na graduação em direito e que tem acompanhado nossas trajetórias políticas e acadêmicas. O espaço buscou contribuir com a ampliação do debate sobre a questão criminal em uma conjuntura de acirramento da agenda punitiva, discutindo os limites e as possibilidades do ensino jurídico-penal a partir da crítica criminológica e da nossa experiência na escola de direito.